Agência Panafricana de Notícias

Angola forma técnicos para investigação científica de ponta

Luanda, Angola (PANA) - A ministra angolana da Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Teixeira, revelou, segunda-feira, que o seu país está a formar, no âmbito do seu projeto de satélite "Angosat I", técnicos que vão desenvolver igualmente uma investigação científica de ponta.

A governante falava à imprensa, em Luanda, no final de uma visita às instalações do DataCenter, do Instituto de Telecomunicações (ITEL) e do Instituto Superior de Tecnologias de Informação e Comunicação (ISUTIC), todos afetos ao Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação (MTTI).

Segundo a ministra, estes técnicos, além de trabalharem nas áreas do setor, vão também formar outros quadros e dar impulso à área de investigação científica, bem como no Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), que é o responsável pelo Angosat I, o primeiro satélite de Angola.

Eles desenvolverão a investigação científica de ponta no Instituto Superior de Tecnologias, assim como no GGPEN, por ser uma área tecnológica nova no país, que tem a ver com os satélites, explicou.

Disse tratar-se de instituições que fazem parte do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) cujas soluções demoram a encontrar-se uma vez que em termos de recursos humanos,
indicou, "a formação do homem leva tempo" e que o importante "é que há formação em curso".

-0- PANA ANGOP/IZ 31maio2016