Agência Panafricana de Notícias

Angola explora petróleo no Iraque

Luanda- Angola (PANA) -- A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) vai assinar no próximo ano acordos de adjudicação para a exploração de petróleo nos campos de Najma e Qayara, no Iraque, soube-se de fonte oficial sexta-feira em Luanda.
Num comunicado, citado pela Agência Angola Press (ANGOP), a Sonangol indica que, no cumprimento da sua estratégia de internacionalização, ela participou recentemente no Iraque num concurso internacional para a licitação de campos petrolíferos.
"Como resultado, a empresa conseguiu, após segunda ronda de apuramento, a adjudicação do direito de exploração dos campos de Najma e Qayar, cujas reservas em óleo pesado estão estimadas acima de um bilião de barris", sublinha o comunicado.
A Sonangol realça que "várias empresas manifestaram já o interesse de estabelecer parcerias para a exploração conjunta das reservas" e reafirma o seu "total empenho da consolidação da sua estratégia e do fortalecimento da imagem da nação angolana no mundo".
O Iraque é, a par da Arábia Saudita, do Irão, do Koweit e da Venezuela, país co-fundador da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), cuja presidência é assumida actualmente por Angola.