Luanda Angola (PANA) - Angola está entre os países com maior segurança do setor da aviação civil ao obter 83,14 por cento na auditoria internacional soube a PANA de fonte oficial.
Segundo um comunicado de imprensa envida ao Jornal de Angola Online, este processo de auditoria foi realizado pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), entre 16 e 25 de Junho de 2025, no âmbito do USAP-CMA.
O resultado fica acima da média africana (66,70 por cento) e da média global (72,01 por cento) confirma que Angola superou a meta do Plano Global de Segurança da Aviação da 0ACI, que estabelece os 75 por cento de Implementação Efetiva (IE) dos oito Elementos Críticos avaliados.
A nota sublinha, ainda, que face à auditoria de 2017 (divulgada em 2018), quando o país registou 46,85 por cento, a progressão foi significativa e traduz um reforço efetivo do sistema nacional de supervisão da segurança da aviação.
"As operações aéreas em Angola decorrem hoje em ambiente seguro e alinhado com práticas internacionais", refere a fonte,
Acrescentou que, com este resultado, Angola ocupa agora a 4.ª posição no grupo de 24 Estados membros da Região Africana da OACI, atrás do Quénia, do Rwanda e da Tanzânia.
-0-- PANA JA/DD 23agosto2025