Agência Panafricana de Notícias

Angola e África do Sul acordam isenção de vistos em passaportes ordinários

Luanda, Angola (PANA) - Angola e África do Sul assinam esta quinta-feira, em Pretória, um acordo de isenção recíproca de vistos em passaportes ordinários depois de já o terem feito com os passaportes diplomáticos, segundo fonte oficial em Luanda.

A assinatura do documento, que entra em vigor a 1 de dezembro próximo, tem lugar no quadro de uma visita oficial que o chefe de Estado angolano, João Lourenço, inicia nesta mesma quinta-feira à África do Sul a convite do seu homólogo sul-africano, Jacob Zuma.

Segundo a mesma fonte, o acordo de isenção de vistos admite, contudo, exceções para estudantes e pessoas em consulta médica.

Uma circular do Departamento de Assuntos Internos da África do Sul, citada pela agência angolana de notícias (Angop), esclarece que a isenção aplica-se por períodos de até 90 dias por ano, ou por períodos consecutivos de até 30 dias.

As exceções são aplicáveis aos casos de tratamento médico, negócios ou estudo, para os quais prevalece o princípio mútuo de emissão de visto, precisa a circular.

A este propósito, o embaixador da África do Sul em Angola, Fannie Phakola, esclareceu que a os vistos que deverão ser solicitados e tratados na sua Embaixada "são os de pessoas que poderão permanecer por longos períodos na África do Sul”.

-0- PANA IZ 23nov2017