Agência Panafricana de Notícias

Angola e Portugal ultrapassam "ciclo de mal-entendidos"

Luanda, Angola (PANA) - Angola e Portugal abriram uma nova era nas suas relações bilaterais, pondo fim a um ciclo de mal-entendidos, que marcaram o relacionamento entre os dois países nos últimos tempos, indicou quarta-feira, em Luanda, o chefe da diplomacia lusa, Rui Machete.

Falando à imprensa no termo de uma visita de 48 horas a Angola onde foi recebido em audiência pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, o governante português afirmou que a sua missão "abre um novo ciclo positivo" nas relações entre os dois Estados.

Segundo ele, "estão selados os mal-entendidos e aspetos menores que envolviam Angola e Portugal" numa viragem que ele atribui à "maturidade" das autoridades dos dois lados.

"Saio de Angola com o sentimento de satisfação e penso que o mesmo acontece com a parte angolana que, também, acredita no sentimento de dever cumprido", adiantou o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

Considerando a sua visita de "oportuna, agradável e muito positiva", Rui Machete disse que, na audiência com o Presidente Eduardo dos Santos, foram ainda abordadas questões ligadas à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), sem, contudo, adiantar pormenores.

A crise diplomática entre os dois países atingiu o apogeu em outubro de 2013, quando o Presidente José Eduardo Dos Santos abandonou planos para o estabelecimento de uma parceria estratégica entre os dois países, na sequência de investigações do Ministério Público português sobre interesses e atividades de algumas personalidades angolanas.

Como resultado, a primeira cimeira bilateral entre os dois países, inicialmente prevista para fevereiro do ano passado, em Luanda, foi adiada indefinidamente.

-0- PANA IZ 14jan2014