Agência Panafricana de Notícias

Angola e Portugal cooperam nos setores técnico -policial e proteção civil

Luanda Angola PANA - Angola e Portugal vão cooperar nos setores técnico-policial e da proteção civil para o bieno 2025-2026, soube a PANA de fonte oficial.

Onze acordos foram assinados sexta-feira última em Lisboa, a capital portuguesa, entre os dois países, dos quais um vai permitir uma parceria entre o Ministério angolano do Interior, o Camões– Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa e o Ministério da Administração Interna de Portugal,  sobretudo na Implementação do Programa de Cooperação Técnico-Policial e Proteção Civil, para o biénio 2025– 2026.

Os instrumentos jurídicos foram assinados na presença do Presidente da República de Angola, João Lourenço, e do Primeiro-Ministro de Portugal, Luís Montenegro, em cerimónia realizada na sede do Ministério português dos Negócios Estrangeiros.

Dos 11 instrumentos jurídicos de cooperação assinados entre os dois países consta também um acordo de cooperação entre o Ministério da Administração Interna de Portugal e o Ministério angolano do Interior, em material de proteção civil e bombeiros.

Protocolo de Cooperação Técnica no domínio da Segurança Rodoviária entre o Ministério do Interior da República de Angola e o Ministério da Administração Interna da República Portuguesa;

Foi ainda rubricado um memorando de Entendimento no domínio das Infra-estruturas de Transporte e Logística;

Constam do leque um protocolo de cooperação entre a Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola e a AICPE Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S.A.;de Angola.

Os dois países assinaram igualmente um memorando de rntendimento entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de Angola e IP Engenharia (IPE), (Grupo Infraestruturas de Portugal);

A fonte mencionou também um memorando de entendimento entre o Instituto Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes de Transportes da República de Angola e o Gabinete de Investigação de Acidentes Marítimos da República Portuguesa em Matéria de Cooperação e Assistência no domínio da Investigação de segurança marítima;

Um outro convénio foi rubricado entre o taMinistério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação Protocolo de Cooperação entre o Camões, I.P . e a Universidade Agostinho Neto de Angola.

As duas partes concluíram ainda um memorando de entendimento entre a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) de Angola e a “lAICEP Global Parques e Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S.A. de Portugal sobre a promoção de Investimentos.  

Foi finalmente assinado um  memorando de entendimento entre a AIPEX de Angola e a PBS (Porto Business School) de Portugal.

-0- PANA JA/DD 27julho2025