Agência Panafricana de Notícias

Angola e Moçambique formalizam isenção de vistos

Luanda, Angola (PANA) - Angola e Moçambique rubricaram esta sexta-feira, em Luanda, o acordo de supressão de vistos em passaportes ordinários.

O protocolo foi assinado pelos ministros do Interior de Angola, Ângelo da Veiga Tavares, e de Moçambique, Jaime Basílio Monteiro, e visa o incremento da mobilidade dos cidadãos e dinamizar o fluxo de investimento e do turismo entre os dois países.

O pacto aplica-se aos cidadãos nacionais dos países portadores de passaportes ordinários válidos, em turismo, férias, visitas, negócios privados, bem como em trânsito, por 30 dias, prorrogáveis uma única vez a título excecional, sempre que razões ponderadas o justifiquem.

O acordo obriga a que os cidadãos dos dois países devam entrar e sair dos respetivos territórios unicamente através dos postos de entrada e saída legalmente estabelecidos e reconhecidos.

Entre Angola e Moçambique já vigora a isenção de visto em passaportes oficiais diplomáticos e de serviço.

As duas partes manifestaram a convicção de que a nova medida vai aproximar mais ainda os dois povos e países, bem como incrementará o turismo e as trocas comerciais.

O ministro moçambicano do Interior iniciou na quarta-feira uma visita de trabalho de quatro dias a Angola,  com o objetivo de reforçar a cooperação no domínio da segurança pública.

-0- PANA ANGOP/IZ 17nov2017