Agência Panafricana de Notícias

Angola e Estados Unidos reforçam cooperação militar

Luanda- Angola (PANA) -- O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), o general Francisco Furtado, e o comandante do Comando dos Estados Unidos para África (AFRICOM), o major-general David Hogg, analisaram terça-feira em Luanda questões ligadas ao reforço da cooperação no domínio militar entre os dois países, soube-se de fonte oficial em Luanda.
O major-general Hogg, citado pela Agência Angola Press (ANGOP), disse no final do encontro que abordou com o general Furtado questões relacionadas com o programa de formação em língua inglesa, bem como o apoio prestado pelo seu país às FAA no combate ao VIH/SIDA e outras doenças.
"Estamos prontos a prestar apoio em caso de solicitação por parte das entidades angolanas na questão de exercícios de apoio e manutenção de paz e formação militar, com realce para a medicina", sublinhou.
David Hogg, que se encontra em Luanda desde segunda-feira, referiu que o encontro serviu também para fazer a sua apresentação formal ao chefe do Estado-Maior das FAA como novo comandante do AFRICOM.
O Comando dos Estados Unidos para África, sediado em Estugarda, na Alemanha, é responsável pelas operações e pelas relações militares com 53 países africanos, que cobre todo o continente exceto o Egipto.