Agência Panafricana de Notícias

Angola e Congo aceleram processo de exploração de campo petrolífero

Brazzaville, Congo (PANA) – Os Governos congolês e angolano reuniram-se terça-feira em Ponta Negra, principal centro económico do Congo (sul), com vista a acelerar o processo de exploração comum do campo petrolífero de Lianzi, sito na fronteira marítima entre os dois países, anunciou quarta-feira um comunicado do Ministério congolês dos Hidrocarbonetos.

Este encontro em que participaram responsáveis da empresa operadora, Chevron, escolhida pelos dois Estados e dirigida pelos ministros congolês dos Hidrocarbonetos, André Raphaël Loemba, e angolano do Petróleo, José Maria Botelho de Vasconcelos, tem como objetivo esclarecer alguns pontos enquanto se espera pela início da produção deste campo, fixado para outubro de 2015.

Os participantes nesta reunião apreciaram igualmente o estado de avanço do projeto, com vista à sua execução, e a situação dos relatórios das 18ª e 19ª reuniões precedentes.

O campo petrolífero de Lianzi possui uma reserva de petróleo offshore estimada em cerca de 70 milhões de barris. O aproveitamento deste campo custou cerca de 2,5 biliões de dólares americanos.

Os rendimentos do campo serão partilhados de modo equitativo entre o Congo e Angola, em conformidade com os acordos assinados pelos dois países.

-0- PANA MB/TBM/CJB/TON 19jun2013