Agência Panafricana de Notícias

Angola e Cabo Verde assinam acordos de 10 milhões de euros

Luanda, Angola (PANA) - Angola e Cabo Verde assinaram segunda-feira, em Luanda, acordos de cooperação no valor de 10 milhões de euros, foi oficialmente anunciado terça-feira na capital angolana.

Os acordos foram assinados pelo ministro angolano das Finanças, Armando Manuel, e pela ministra cabo-verdiana das Finanças e Planeamento, Cristina Duarte.

A ministra cabo-verdiana revelou que Cabo Verde está apostada em investir na reestruturação de infraestruturas, num processo que vai incidir na construção de portos, aeroportos internacionais, estradas, governação electrónica e electricidade.

Esta reestruturação representa oportunidades de negócios para o investimento privado nacional e estrangeiro, disse, acrescentando que o arquipélago quer atrair mais investimentos privados angolanos.

Esclareceu que atualmente o investimento de Angola no seu país é pouco significativo, porque a economia de Cabo Verde não estava preparada para receber investimento de maior vulto.

“Agora há boas oportunidades, com a privatização das operações portuárias, da Empresa Nacional de Electricidade, a construção e exploração de um aeroporto e a construção de infraestruturas para o setor turístico”, disse Cristina Duarte.

A ministra revelou ainda que, desde 2009, tem havido conversações entre os governos dos dois países no sentido de as suas companhias aéreas, designadamente a TAAG - Linhas Aéreas de Angola, e a Transportadora Aérea de Cabo Verde (TACV), se associarem para explorar o mercado da África Ocidental.

"As duas companhias têm algumas complementaridades. A companhia de Cabo Verde tem algumas certificações internacionais e faz parte da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), com penetração preferencial nesse mercado", justificou.

Por seu lado, prosseguiu, A TAAG é uma companhia "com músculo financeiro" e com uma frota impressionante. "Se nos juntarmos, podemos ganhar porque o mercado da CEDEAO continua à espera de melhores transportes aéreos”, referiu.

-0- PANA JA/IZ 18fev2014