Agência Panafricana de Notícias

Angola desempenha papel determinante na estabilidade mundial, diplomata

Luanda, Angola (PANA) - A diplomacia angolana tem desempenhado um papel determinante na consolidação da paz, da estabilidade e do desenvolvimento regional, afirmou o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António.

Esta diplomacia coloca Angola como um parceiro credível e comprometido com o multilateralismo, a cooperação e o diálogo entre as nações,, declarou o chefe da diplomacia angolana num mensagem divulgada por ocasião de 12 de novembro, Dia do Diplomata Angolano.

O governante reafirmou, em nome do Presidente da República, João Lourenço, o empenho do Executivo (Governo) em fortalecer a política externa nacional, valorizando os quadros diplomáticos, modernizando os instrumentos de ação externa e a promoção de uma diplomacia cada vez mais ativa, inovadora e voltada para os desafios do mundo contemporâneo.

“Nesta data simbólica, rendo a devida homenagem a todos os diplomatas angolanos, em especial aos que já não se encontram entre nós, mas que deixaram um legado de patriotismo, competência e dedicação à causa nacional”, lê-se na mesma nota, citada pelo Minustério das Relações Exteriores.

Téte António reiterou, também, o compromisso do seu pelouro em continuar a valorizar o corpo diplomático nacional, promovendo a formação contínua, o mérito e a modernização da ação externa, para que Angola continue a ser um parceiro respeitado e influente nos foros regionais e internacionais.

O chefe da diplomacia angolana endereçou, por ocasião da data, uma saudação especial aos jovens profissionais que abraçam a carreira da diplomacia com entusiasmo e espírito de serviço, conscientes dos desafios que o mundo contemporâneo impõe.

“Que esta data renove em todos o orgulho de servir Angola, inspirando-nos em prosseguir, com determinação e sentido de missão, na defesa dos valores que nos unem e na promoção de um mundo mais justo, solidário e pacífico”, sublinhou o diplomata.

Concluindo, desejou que o Dia do Diplomata Angolano “seja um momento de reflexão, de renovação do compromisso com a pátria e de exaltação do papel da diplomacia na construção de um futuro melhor para Angola e para todos os angolanos.”

“Dirijo uma palavra de reconhecimento e apreço a todos os diplomatas angolanos, no país e nas missões no exterior, pela dedicação, profissionalismo e espírito de serviço público com que representam a República de Angola no cenário internacional”, escreveu Téte António.

-0- PANA JA/DD 14novembro2025