Agência Panafricana de Notícias

Angola decreta luto nacional pela morte de Fidel Castro

Luanda, Angola (PANA) - O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, decretou luto nacional para domingo, em todo o país, pela morte do líder da Revolução cubana, Fidel Castro.

Num decreto exarado sexta-feira, o Presidente angolano ordena que, durante o período de luto, a bandeira seja colocada à meia haste.

Fidel Castro morreu a 25 de novembro, aos 90 anos, em Havana.

A propósito da sua morte, Eduardo dos Santos manifestou-se "profundamente consternado", e considerou o falecido "uma figura ímpar de transcendente importância histórica, que marcou a sua época pelo papel que desempenhou no seu país e nas grandes transformações da humanidade, em prol da liberdade, justiça social e desenvolvimento dos povos".

Recordou a solidariedade que Cuba brindou à luta dos povos colonizados, em especial ao povo angolano, sublinhando a inesquecível contribuição na defesa e manutenção da soberania e integridade territorial de Angola, na resistência à agressão do então regime racista sul-africano.

Neste domingo de luto nacional em Angola, as cinzas de Fidel Castro serão enterradas no Cemitério de Santa Ifigénia, em Santiago de Cuba.

-0- PANA IZ 03dez2016