Agência Panafricana de Notícias

Angola considera subida de crude "alívio" para suas contas

Luanda, Angola (PANA)  - O ministro de Estado angolano para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, declarou, segunda-feira, em Luanda, que a subida do petróleo "alivia pressão" sobre as contas do país.

Segundo o governante, que falava à margem da 17.ª Cimeira de Negócios Edtados Unidos-África, iniciada segunda-feira última até esta quarta-feira, o fenómeno permite manter os principais projetos do Orçamento Geral do Estado (OGE).

Disse que o executivo (Governo) vinha preparando um cenário de contenção, dada a queda do preço do barril registada em meses anteriores, mas que o novo contexto traz alguma margem de manobra.

"Como digo, é um momento preliminar (...) Nós vínhamos já preparando um cenário de contenção da nossa despesa, de cativação até, da parte dela, e este desenvolvimento faz-nos novamente refletir, sobretudo, a expetativa de, ao manter-se em média dentro dos níveis que estabelecemos no nosso orçamento para este ano, sermos capazes de executar os principais programas de desenvolvimento económico e social para o ano de 2025", adiantou, 

O governante reforçou que, apesar da melhoria do contexto, mantém a cautela na gestão das finanças públicas.

-0- PANA JA/DD 24junho2025