Agência Panafricana de Notícias

Angola com seis novos casos de coronavírus

Luanda, Angola (PANA) – Angola passou para 58 casos confirmados de covid-19, depois de seis novas infeções de transmissão local anunciadas esta quarta-feira pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

A governante explicou, durante a habitual conferência de imprensa sobre a evolução da covid-19, em Angola, que as novas vítimas, todas do sexo feminino, fazem parte dos contactos de um dos  pacientes já internados, registado como caso nº 26.

Trata-se de pessoas com idades compreendidas entre nove meses e 95 anos, residentes no bairro do Futungo, arredores da capital angolana, Luanda, e atualmente sob cerca sanitária devido à necessidade de rastreio e testagem dos contactos do Caso 26, disse. 

Neste momento, prosseguiu, está em curso a testagem de todos os residentes do bairro, onde já foram colhidas 354 amostras das quais 69 já testadas e que deram os seis resultados positivos agora anunciados.

Assim, Angola passa a ter 58 casos acumulados de covid-19, dos quais três mortes, 17 recuperações e 38 pacientes ativos, internados em diferentes unidades sanitárias de Luanda e todos eles “clinicamente estáveis”, precisou a ministra.

O país anunciou os seus dois primeiros casos positivos, em 21 de março de 2020, e, desde então, já foram colhidas 6.795 amostras, com 58 positivas, 6.384 negativas e 353 ainda em processamento.

As autoridades sanitárias controlam atualmente 1.066 pessoas em quarentena institucional, em todo o país.

Todos os casos positivos diagnosticados até agora estão concentrados em Luanda, encontrando-se nas restantes províncias apenas casos suspeitos que estão sob investigação e seguimento.

-0- PANA IZ 21maio2020