Agência Panafricana de Notícias

Angola com 71 casos acumulados de covid-19

Luanda, Angola (PANA) – Um novo caso positivo da covid-19 anunciado terça-feira aumentou para 71 o número total de casos confirmados, em Angola, desde o início da pandemia, há cerca de dois meses.

Segundo a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, o novo caso é de transmissão local, envolvendo um bebé de dois meses, residente no em Hoji-ya-Henda, um dos bairros da capital angolana, Luanda, que se encontram sob cerca sanitária.

Na habitual conferência de imprensa de atualização da situação da pandemia no país, a ministra explicou que este caso está sob investigação, porque a mãe não tem covid-19, mas teve convívio com casos positivos. 

“A criança foi testada positiva, já tem havido muitos casos de discordância pela forma de contágio, com pacientes de alta carga viral que conviviam com esposas e filhos, mas não foram contaminados”, disse.

A governante lembrou que se trata do bebé de menos idade, até agora infetado no país.

O bairro Hoji-ya-Henda está sob cerca sanitária desde 5 de maio, depois de um residente de nacionalidade da conakry-guineense ter testado positivo e ser associado a vários casos de transmissão local. 

Dos 71 casos confirmados até agora, no país, e todos eles em Luanda, quatro resultaram em óbitos, 18 estão recuperados e 49 ativos recebem tratamento em unidades sanitárias de referência da capital.

Os primeiros casos positivos, em Angola, foram anunciados, em 21 de março de 2020, e desde então já foram efetuados 7.651 testes dos quais 7.580 negativos e 71 positivos, enquanto 731 amostras estão em processamento.

Em quarentena institucional estão 1.092 pessoas, disse a ministra, acrescentando que 1.213 outras estão em seguimento no quadro da vigilância epidemiológica e  453 são casos suspeitos sob investigação.

-0- PANA IZ 27maio2020