Agência Panafricana de Notícias

Anciões pedem fim imediato de hostilidades no sul da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O Secretariado Geral do Conselho dos Anciãos da Líbia pediu um cessar-fogo imediato e o fim das operações militares terrestres e aéreas na periferia da cidade de Sebha, no sul do país.

Num comunicado a que a PANA teve acesso segunda-feira, os Anciãos apelam para que todas as partes em conflito se retirem da zona imediatamente e entreguem o local aos serviços de segurança.

Pedem aos dignitários e aos sábios do sul para que se unam e não permitam que se transforme as suas zonas numa arena onde se defrontam as agendas políticas, as guerras por procuração e o crime organizado transfronteiriço.

Além disso, o Conselho dos Anciões convida também as formações armadas presentes nos campos petrolíferos e de gás situados na localidade a entregarem estes espaços à Empresa Nacional Líbia de Petróleo (NOC) como entidade competente neste domínio.

Lembre-se que o presidente do Conselho Presidencial do Governo de União Nacional, al-Sarraj, enviou uma mensagem às organizações internacionais exortando-as a intervir imediatamente para pôr termo à deterioração da situação no sul da Líbia, que « ameaça todas as conquistas alcançadas na via da reconciliação nacional e para chegar à estabilidade na Líbia ».

-0-PANA BY/BEH/FK/IZ 18abril 2017