Agência Panafricana de Notícias

Amnistia Internacional saúda papel de ativistas no derrube de ex-Presidente gambiano

Banjul, Gâmbia (PANA) - A Amnistia Internacional (AI) saudou um documentário sobre o papel dos grupos de defesa dos direitos humanos na destituição do ex-Presidente, Yahya Jammeh, em dezembro de 2016, indica um comunicado de imprensa transmitido à PANA terça-feira.

Iintitulado "We Never Gab Up: Stories of Courage In Gambia" (Nunca falamos à toa: Histórias épicas na Gâmbia), o documento está quase pronto e a AI prevê a sua exposição na Gâmbia para próxima quarta-feira, 17 de janeiro corrente, lê-se na nota.

"Estamos realmente satisfeitos com este documentário e muito animados pela ideia do seu lançamento. Este documentário visa mostrar o papel importante desempenhado pelos defensores dos direitos humanos na Gâmbia", indicou a AI.

A organização Internacional de defesa dos direitos humanos prevê uma projeção a Ebunjang Theater, a sudoeste de Banjul, a 17 de janeiro corrente e deseja que haja, logo depois, um debate aberto ao público para se ouvir reações a este filme.

Durante mais de duas décadas, a Gâmbia foi um desafio para a proteção dos direitos humanos, violados sistematicamente por Yahya Jammeh desde a sua chegada ao poder, em 1994, através de um golpe de Estado contra o então chefe de Estado, Dawda Jawara.

Organismos internacionais, como a AI e a Human Rights Watch, contribuíram de maneira significativa para elucidar os abusos cometidos pelo regime de Jammeh.

-0- PANA MSS/VAO/FJG/IS/SOC/MAR/DD 11jan2018