Agência Panafricana de Notícias

Alunos burkinabes comemoram morte de colega em manifestação em 2000

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – A Coordenação dos Alunos e Estudantes Burkinabes (CEEB) apelou quinta-feira a todos os alunos e estudantes para comemorarem o 18º aniversário da morte do aluno Flavien Nebié, durante uma manifestação em 2000, em Boussé, no centro do Burkina Faso, indica um comunicado da organização divulgado quinta-feira em Ouagadougou.

A CEEB exige esclarecimentos sobre a morte de Flavien Nébié ocorrida a 6 de dezembro de 2000 durante uma manifestação de alunos na cidade de Boussé, na província de Kourweogo, na província de Plateau-Central, para exigir a verdade e a justiça sobre a morte do jornalista investigativo, Norbert Zongo, e melhores condições de vida e de estudos.

Norbert Zongo foi um jornalista burkinabe, assassinado a 13 de dezembro de 1998, a mando de François Compaoré, irmão do então chefe de Estado burkinabe, Blaise Compaoré,

"Neste triste aniversário do assassinato do nosso colega Flavien Nebié, a Coordenação apela a todos os alunos e estudantes para se mobilizarem cada vez mais na luta contra a impunidade com vista à melhoria das condições de vida escolar", lê-se num comunicado.

No mesmo contexto, vários alunos ausentaram-se das salas de aula em Ouagadougou e no interior do país, segundo fontes concordantes.

O processo, apesar de ter sido mencionado num relatório do Movimento Burkinabe dos Direitos Humanos e Povos (MBDHP) , está “sempre no ponto morto”, lamentam os alunos.

-0- PANA NDT/JSG/FK/DD 6dez2018