Agência Panafricana de Notícias

Alerta para vazamento de combustíveis a partir de navio encalhado em Cabo Verde

 

Praia, Cabo Verde (PANA) - Uma associação ambientalista, designada Projeto Vitó, encarregue da proteção e conservação dos recursos naturais em Cabo Verde, alerta para  consequências de um possível vazamento de combustíveis a partir de um navio cargueiro estrangeiro encalhado sexta-feira na ilha cabo-verdiana do Fogo, apurou a PANA de fonte segura.

Na sua página oficial do Facebook, com uma foto do navio nas imediações do porto, Projeto Vitó alerta que, a confirmar-se, o derrame pode constituir um perigo para toda a orla costeira da cidade de São Filipe, frequentada  para a pesca e a desova de tartarugas marinhas.

Em declarações à imprensa, o coordenador do Projeto Vitó, Herculano Dinis, disse que um "cheiro forte" de combustível foi constatado após uma visita ao local onde o navio deu em seco.

Salientou que, se se confirmar o vazamento, será uma matéria para a Direção Nacional de Ambiente, garantindo no entanto que a sua instituição seguir a situação e que está disponível para ajudar no que for preciso.

A notícia deste acidente marítimo foi avançada pela agência cabo-verdiana de notícias (Inforpress), indicando que o navio encalhou à saída do porto de Vale dos Cavaleiros, após descarregar cimento na ilha do Fogo.

Testemunhas no local relataram à Inforpress que o navio "Deimos Panamá", de 94 metros de comprimento, 15 de largura, 5,5 metros de calado, com capacidade para mais de três mil toneladas, terá sofrido uma avaria na máquina principal que originou o acidente.

Segundo a mesma fonte, o navio terá sofrido alguns danos já que é visível o derrame de combustível.

Nas proximidades do porto, sente-se um cheiro forte de gasóleo e vê-se vestígios no mar, disse.

Nem o capitão do navio, nem um piloto cabo-verdiano que fazia manobras de saída do porto, muiot menos a direção do porto e o responsável do Instituto Marítimo Portuário, quiseram avançar à Inforpress mais dados sobre o sucedido.

No entanto, a Inforpress soube ainda junto de algumas testemunhas que um outro navio “Djon Dade” tentou rebocar "Deimos Panamá" mas sem sucesso devido ao peso deste último.

Entretanto, os tripulantes do navio, 10 no total, com bandeira do Panamá, saíra da embarcação sãos e salvos.

-0- PANA CS/DD 13nov2020