Agência Panafricana de Notícias

Alemanha promete apoiar Líbia na organização do CAN 2017 de futebol

Tripoli, Líbia (PANA) – A Alemanha vai apoiar a Líbia na organização do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2017, prometeu o embaixador alemão em Tripoli, Christian Mokh.

"Existe um acordo de cooperação bilateral neste assunto que será assinado em breve", indicou Mokh à Agência de Notícias líbia LANA, à margem de uma cerimónia organizada pela Embaixada da Alemanha em Tripoli a favor da equipa feminina líbia de futebol.

O diplomata alemão recordou que uma delegação desportiva líbia visitou a cidade alemã de Frankfort há dias para a finalização deste acordo.

Recordou que a presença de Frantz Beckenbauer, antigo futebolista alemão e treinador da equipa alemã de Bayern Munich, em fevereiro último na Líbia para a cerimónia de colocação da primeira pedra de construção do estádio de Tajoura em Tripoli revela a excelente cooperação e o apoio da Alemanha ao dossiê líbio.

Sublinhou que grandes companhias alemãs trabalham atualmente na Líbia e estão dispostas a intensificar as suas atividades quando melhorar o clima de segurança.

O embaixador formulou, por outro lado, a esperança de que a situação de segurança se estabilize rapidamente para permitir o regresso das empresas alemãs e o processo de desenvolvimento na Líbia

Enquanto isto, incertezas pairam ainda relativamente à organização do CAN 2017, teoricamente previsto na Líbia.

Em caso de persistência da insegurança no país, as instâncias dirigentes da Confederação Africana de Futebol (CAF) poderão atribuir a organização do CAN à Argélia, candidata às edições 2019 e 2021 desta competição..

-0- PANA BY/JSG/CJB/DD 05jul2014