Agência Panafricana de Notícias

Alemanha financia desenvolvimento no Togo

Lomé, Togo (PANA) - A Alemanha concedeu esta semana ao Togo uma doação de 33 milhões de euros, ou seja, 21 biliões e 500 milhões de dólares americanos, para o financiamento do desenvolvimento nacional, soube a PANA de fontes oficiais sexta-feira em Lomé.

Esta doação feita durante a assinatura dum acordo de cooperação financeira entre os dois países em Lomé pelo ministro da Economia e Finanças do Togo, Adji Othèthe Ayassor, e pelo embaixador alemão, Volker Berresheim, tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento social, económico e enérgico do Togo.

Segundo o acordo, os domínios visados abrangem a boa governação, a descentralização, a formação profissional e o emprego, o desenvolvimento rural e o abastecimento de energia elétrica, através da reabilitação da barragem hidroelétrica de Nangbeto, no quadro do sistema de trocas de energia elétrica oeste-africana denominado Eeesoa.

Os fundos, indica-se, serão executados através da cooperação financeira alemã, a Kfw, sob forma de doação.

No ano passado, a Alemanha concedeu 40 milhões de euros ao Togo para financiar o desenvolvimento, depois do reengajamento de Berlin junto de Lomé, após vários anos de divergências por défice democrático.

-0-PANA FAA/BEH/MAR/IZ 20junho2015