Agência Panafricana de Notícias

Alemanha e Países Baixos doam 10 milhões de euros contra emigração ilegal no Níger

Niamey, Níger (PANA) - A Alemanha e os Países Baixos concederam, sexta-feira, ao Níger uma ajuda de 10 milhões de euros para ajudar a Polícia Nacional a combater a criminalidade organizada e a migração irregular, soube-se de fonte oficial.

A ajuda foi entregue através da missão EUCAP Sahel Níger, lançada em 2012 como uma missão civil da União Europeia para promover uma política de segurança e defesa comum, e contribuir no domínio do reforço das forças de segurança nigerinas.

A convenção para o efeito foi assinada pelo ministro neerlandês dos Negócios Estrangeiros, Stef Blok, e pelo chefe da missão EUCAP Sahel no Níger, Frank Van Der Mueren.

No valor de 10 milhões de euros, dos quais quatro milhões dos Países Baixos e seis milhões da Alemanha, este memorando de entendimento financiará o projeto de criação de Empresas Moveis de Controlo das Fronteiras (CMCF) em todas as regiões do Níger, precisa a mesma fonte.

A EUCAP SAHEL está no seu quarto mandato no Níger, devendo o último decorrer de 2018 a 2020. A sua principal missão é a luta contra a insegurança e a migração ilegal.

No Níger, a missão emprega 115 funcionários internacionais e 15 nacionais.

-0- PANA SA/DIM/IZ 03nov2018