Agência Panafricana de Notícias

Alemanha defende diálogo entre Líbios para resolver crise no seu país

Tripoli, Líbia (PANA) - A Alemanha considera o diálogo e o acordo político líbio como a melhor solução para a crise política na Líbia, anunciou o seu embaixador, Michael Unmacht.

Esta posição foi expressa por Unmacht durante uma reunião, quinta-feira em Tripoli, com o ministro líbio dos Negócios estrangeiros e Cooperação internacional do Governo de Unidade Nacional, Najla Al-Mangouch.

O diplomata alemão disse nessa que o diálogo e o acordo político líbio conduzem a eleições, a fim de promover a estabilidade, segundo um comunicado do Ministério líbio.

Acrescentou que a reunião versou sobre o reforço e apoio das relações bilaterais e da cooperação entre os dois países, bem como a ativação de acordos económicos conjuntos.

Os últimos desenvolvimentos da situação política na Líbia foram igualmente discutidos, segundo a mesma fonte.

Por sua vez, Al-Mangouch salientou estar a trabalhar para alcançar a estabilidade no país e encorajar o papel alemão no apoio às eleições parlamentares e presidenciais na Líbia.

Antes, o embaixador encontrou-se com o vice-presidente do Conselho Presidencial líbio, Abdallah Al-Lafi, que felicitou a Alemanha pelas suas iniciativas a fim de aproximar as partes líbias, ajudando-as a  encontrarem uma solução pacífica para a crise no país e unificar o poder executivo, em conformidade com as pistas das conferências I e II de Berlim (Alemanha) sobre a Líbia.

-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 03junho2022