Agência Panafricana de Notícias

Alemanha dá mais de três mil euros para assistência humanitária a refugiados na Tanzânia

Dar-es-Salaam, Tanzânia (PANA) – A República Federal da Alemanha disponibilizou três mil e 250 euros para o Programa Alimentar Mundial (PAM), como apoio ao seu trabalho deste último a favor dos refugiados e dos requerentes de asilo na Tanzânia para 2018-2019.

"O PAM aprecia imenso esta contribuição generosa do Governo e do povo alemães. A Alemanha é uma apoiante estratégico do programa do PAM fornecendo uma ajuda alimentar vital aos refugiados na Tanzânia", declarou, num comunicado, o representante do PAM na Tanzânia, Michael Dunford.

Segundo a nota, o PAM distribui rações mensais, nomeadamente cereais, leguminosas, óleo vegetal e sal, bem como suplementos alimentares enriquecidos, para mulheres grávidas e lactantes vulneráveis, crianças menores dos cinco anos de idade, pessoas desnutridas e portadoras do HIV/Sida e pacientes hospitalizados.

Do mantimento constam ainda biscoitos de forte teor energético fornecidos a refugiados em trânsito, lê-se no documento.

A Tanzânia acolhe atualmente quase 290 mil refugiados, maioritariamente mulheres e crianças, em campos de acolhimento de Nduta, de Nyarugusu e de Mtendeli, no noroeste da província de Kigoma.

Apesar de o financiamento limitado ter levado a reduções de rações entre fevereiro de 2017 e outubro de 2018, um apoio acrescido dos doadores, incluindo a Alemanha, permitiu restaurar rações completas para os necessitados.

"O PAM continua a recolher fundos para prevenir a redução das rações alimentares nos próximos meses", informou o PAM.

-0- PANA AR/MA/MTA/JSG/IBA/FK/DD 18dez2018