Agência Panafricana de Notícias

Alemanha concede €26 milhões de euros à Nigéria em ajuda humanitária

Abuja, Nigéria (PANA)  - A Alemanha anunciou um apoio financeiro suplementar de 26 milhões de euros à Nigéria para ajuda humanitária, na região nordeste, teatro da batalha contra a violência da seita extremista Boko Haram/Estado Islâmico na Província da África Ocidental  (ISWAP).

Estes fundos, concedidos a título de solidariedade e cooperação com a Nigéria, no contexto da pandemia da covid-19, permitirão fornecer uma ajuda humanitária vital aos Estados de Borno, Yobe e Adamawa.

São beneficiárias dos fundos instituições e agências como o Programa Alimentar Mundial (PAM), com oito milhões de euros; e o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV),  sete milhões de euros.

São igualmente beneficiárias a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), com cinco milhões de euros; a Caritas Internacional (3,5 milhões de euros) e o Fundo Humanitário para a Nigéria (2,5 milhões de euros).

Estas devem contribuir para apoiar o Governo nigeriano com vista a proteger os grupos mais vulneráveis e responder às necessidades humanitárias, nos Estados nigerianos limítrofes com o Tchad, o Níger e os Camarões.

O ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas, defendeu a necessidade de uma cooperação e coordenação multilaterais, afirmando que “a lógica da pandemia da covid-19 nos indica que ou vencemos o vírus a nível Mundial ou não o dominamos".

"E o nosso êxito será determinado não connosco, mas entre os mais pobres dos pobres”, disse.

No seio do Conselho de Segurança das Nações Unidas do qual a Alemanha é atualmente membro, bem como em outros órgãos da ONU, país europeu tem pressionado para que as organizações onusinas desempenhem um papel de primeiro plano a nível mundial.

Segundo as Nações Unidas, a crise humanitária prevalecente no nordeste da Nigéria após mais de uma década de conflito armado  afeta a vida e os meios de subsistência de quase sete milhões 900 mil pessoas.

A ameaça da pandemia da covid-19 nos Estados afetados pelo conflito é considerada como elevada se se considerar que quase 35 por cento das instalações sanitárias foram destruídas ou parcialmente danificadas devido ao conflito dos terroristas da seita Boko Haram.

A Alemanha foi a terceira maior doadora bilateral de ajuda humanitária, em 2019, na Nigéria, permitindo fornecer uma assistência vital à região do Lago Tchad,  no valor de 67 milhões 500 mil euros.

Além disso, a Alemanha está largamente envolvida no seio da União Europeia (UE) e participa ativamente no programa de cooperação mundial orientado para África (“Team Europe”).

A luta contra a crise da covid-19, em África, constituirá, no segundo semestre de 2020, uma tema central da presidência alemã do Conselho da UE, segundo o chefe da diplomacia europeia.

-0- PANA MON/VAO/ASA/BEH/FK/IZ  09junho2020