Agência Panafricana de Notícias

Alemanha apoia orçamento do Governo burundês

Bujumbura, Burundi (PANA) - A República Federal da Alemanha disponibilizará 21 milhões de euros para apoiar o orçamento do Governo burundês antes do fim do ano 2012, soube-se de fonte oficial em Bujumbura.

É uma das numerosas promessas feitas durante uma visita oficial efetuada de 13 e 14 de dezembro pelo chefe de Estado burundês, Pierre Nkurunziza, à República Federal da Alemanha.

O apoio financeiro será benéfico ao orçamento do Estado burundês que acusa, para o exercício económico de 2013, um défice de cerca de 70 milhões de dólares americanos.

Segundo o Presidente Nkurunziza, a Alemanha quer, com este gesto, encorajar os esforços envidados até agora pelo Governo burundês no domínio do desenvolvimento socioeconómico.

Além disso, um acordo global de cooperação bilateral será assinado durante o primeiro trimestre de 2013, incluindo outras promessas relativos ao mesmo quadro, segundo o chefe de Estado burundês.

Trata-se, disse Nkurunziza, da concessão de equipamentos militares e políciais, o alargamento do abastecimento de água potável à municipalidade de Bujumbura, a construção das centrais hidroelétricas e solares bem como a construção dum instituto profissional e técnico no Burundi.

-0- PANA FB/SSB/MAR/DD 17dez2012