Agência Panafricana de Notícias

Alassane Ouattara considera sua investidura fase histórica para Côte d'Ivoire

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – O Presidente ivoiriense, Alassane Dramane Ouattara, declarou sábado que a sua investidura marcava uma fase histórica para o povo da Côte d'Ivoire de escrever uma nova página da sua história.

« Este dia é para nós, povo da Côte d'Ivoire, uma fase histórica. Sim, este dia é para todos os Ivoirienses o início duma era que marca a nossa vontade comum de escrever uma nova página da história do nosso país », declarou Ouattara no seu discurso de investidura.

« A grave crise que registou a Côte d'Ivoire na sequência do escrutínio presidencial de 31 de outubro e de 28 novembro de 2010 está atualmente atrás de nós. Ela terminou com a vitória da democracia, quer dizer o respeito da vontade do povo ivoiriense », prosseguiu Ouattara.

« É um êxito para a Côte d'Ivoire e para a África inteira; mais do que uma simples cerimónia de investidura para a qual vocês foram convidados, é o regresso da Côte d'Ivoire à cena africana e internacional que estávamos a celebrar hoje », acrescentou.

Eleito em novembro último, Alassane torna-se no quarto Presidente da Côte d'Ivoire independente, após o finado Félix Houphouët-Boigny (1960 a 1993), Henri Konan Bédié (1993-1999) e Laurent Gbagbo (2000-2010).

Alassane Ouattara foi investido em Yamoussoukro, a capital política do país, diante de vários chefes de Estado dos quais o Presidente francês, Nicolas Sarkozy, e o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

-0- PANA BAL/JSG/SOC/FK/IZ 22maio2011