Agência Panafricana de Notícias

AIMF prevê 1,5 milhão de euros para projetos em África

Lausanne- Suíça (PANA) -- A Associação Internacional dos Administradores Francófonos (AIMF) projeta disponibilizar cerca de um milhão 500 mil euros para financiar projetos de acesso à água potável, ao saneamento básico e aos serviços de saúde e restruturação urbana em países da África Subsariana e do Magrebe.
Segundo declarou quinta-feira à noite o presidente da AIMF, Bertrand Delanoë, a subvenção alocada ao projeto de desenvolvimento em África foi elevada apesar da crise financeira internacional.
"Decidimos elevar estas subvenções a fim de confirmarmos que, para nós, presidente das câmaras municipais francófonas, a solidariedade é ativa e traduz-se em atos", disse Delanoë, presidente da Câmara Municipal de Paris, a capital de França.
Os projetos retidos para a AIMF concernem ao acesso à água potável e ao saneamento em Banfora (Burkina Faso), em Télimélé (Guiné-Conakry), em Kpalimé (Togo) e em Saint-Louis (Senegal).
Outros empreendimentos dizem respeito à construção ou reabilitação dos ditritos de saúde em Bohico (Benin) e em Kaolack (Senegal).
Dois projetos do domínio da retruturação urbana em Rabat (Marrocos) e em Niamey (Níger) foram igualmente selecionados para serem financiados, no termo da 30ª assembleia geral da AIMF organizada quarta e quinta-feiras últimas em Lausanne, na Suíça.
Os responsáveis francófonos pediram, por outro lado, aos chefes de Estado e de Governo que participarão sábado e domingo próximo na 13ª cimeira da Organização Internacional da Francofonia (OIF) em Montreux, na Suíça, para garantirem a livre cicurlação das pessoas no espaço francófono.