Agência Panafricana de Notícias

Agências humanitárias lançam apelo urgente para 800 mil refugiados em África

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – Responsáveis de duas agências humanitárias das Nações Unidas lançaram um apelo urgente face às penúrias alimentares que afetam cerca de 800 mil refugiados em África e ameaçam agravar os níveis já inaceitáveis de desnutrição aguda, o atraso de crescimento e a anemia, em particular nas crianças.

A Diretora Executiva do Programa Alimentar Mundial (PAM), Ertharin Cousin, e o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, lançaram este apelo terça-feira durante uma reunião em Genebra (Suíça).

A reunião teve como objetivo solicitar 186 milhões de dólares americanos para permitir ao PAM restaurar rações completas e 39 milhões de dólares americanos suplementares para permitir ao Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) conceder apoio nutricional aos refugiados que sofrem de desnutrição e são vulneráveis em África.

O Alto Comissário da ONU para os Refugiados sublinhou que em África dois milhões 400 mil refugiados em cerca de 200 zonas situadas em 22 países dependem da ajuda alimentar regular do PAM.

-0- PANA AA/VAO/ASA/TBM/SOC/FK/TON 02julho2014