Agência Panafricana de Notícias

Agências das Nações Unidas lançam apelo de fundos para refugiados sudaneses na Etiópia

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - Agências das Nações Unidas lançaram terça-feira um apelo de fundos para ajudar os refugiados que fogem para o oeste da Etiópia desde o Estado do Nilo Azul, no Sudão Sul, anuncia um comunicado divulgado em Nova Iorque.

O apelo conjunto do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), do Programa Alimentar Mundial (PAM) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM) estima-se em 18 milhões e 300 mil dólares americanos e visa ajudar até 35 mil refugiados.

"Tanto o Estado do Nilo Azul como o do Kordofan Sul foram o teatro de combates sangrentos durante as últimas semanas", indica o comunicado.

"Os oficiais das Nações Unidas exortaram todas as partes a deixar as hostilidades para garantir o acesso dos trabalhadores humanitários às populações necessitadas", acrescenta a nota, indicando que cerca de 25 mil refugiados chegaram à Etiópia desde a 3 de setembro.

"Com a continuação das hostilidades no Estado do Nilo Azul, o número de refugiados deverá continuar a aumentar", declara o porta-voz do ACNUR, Adrian Edwards, citado no comunicado.

-0- PANA AA/BOS/ASA/AAS/SOC/MAR/IZ 28set2011