Agência Panafricana de Notícias

Agências da ONU advertem de agravação da desnutrição na Etiópia

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – As agências humanitárias internacionais advertiram que a desnutrição, já aguda, poderá agravar-se nas regiões da Etiópia devido à falta de fundos para alimentar cerca de dois milhões 500 mil pessoas cujos rações alimentares foram reduzidas para a metade.

O défice de abastecimento alimentar afetou a distribuição da ajuda alimentar em diversas zonas da Etiópia e deverá afetar as alocações futuras para a metade para todos os beneficários.

A ração alimentar completa de 4,5 quilos de mistura milho-soja, atribuída a dois milhões 300 mil pessoas, foi reduzida para 2,5 quilos. Os que são cobertos pelo Programa Alimentar (PAM), ou seja um milhão 200 mil pessoas, receberão três quilos de mistura milho-soja.

« Como o setor alimentar continua a ser sub-financiado, a próxima série de ajuda alimentar pode ser distribuída sob a forma de rações reduzidas, o que pode provocar uma agravação da desnutrição nas zonas afetadas pela seca », indicou o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação da Ajuda Humanitária (OCHA).

No seu boletim semanal, este organismo das Nações Unidas apelou para mais compromissos financeiros por parte de doadores de fundo para restabelecer o abastecimento alimentar.

A Etiópia está confrontada com uma grave seca, com quatro milhões 500 mil pessoas que precisam duma ajuda alimentar.

As agências de ajuda denunciaram igualmente a falta de fundos para realizar normalmente os estudos sobre a proliferação de doenças e os cuidados sanitários ambulatórios.

-0- PANA AO/SEG/AKA/TBM/FK/DD 02agosto2011