Agência Panafricana de Notícias

Agência senegalesa promove turismo na Casamança

Ziguinchor, Senegal (PANA) - A Agência Senegalesa de Promoção do Turismo (ASPT), em parceria com o Acordo Internacional de Ziguinchor e o apoio do Grand Est Solidarités et Coopération pour le Développement (GESCOD) de França, está empenhada em melhorar a atratividade do destino turístico Casamança, no sul do Senegal.

Este projeto está na origem de um ateliê, organizado pelo Ministério do Turismo e Transportes Aéreos, através da ASPT, quarta-feira, em Kolda, para produzir informação e mobilizar a abordagem de marketing territorial e a construção de uma estratégia de atividade, na Casamança.

Esta atividade permitiu à ASPT lançar as bases de uma reflexão participativa sobre a territorialização da política de promoção para uma melhor valorização do potencial turístico das localidades da Casamança.

Esta abordagem baseia-se numa estratégia de marketing territorial cujo objetivo último é criar uma marca territorial partilhada "Casamança até 2020", para valorizar os atores e produções da região, declarou Houma Mbaye Dia, diretora de Desenvolvimento de Ofertas Turísticas da ASPT.

Após esta oficina, a agenda para este diagnóstico da atratividade territorial da Casamança continuará com uma pesquisa de campo seguida do processamento e análise dos dados recolhidos e a elaboração de um relatório de diagnóstico de atratividade, entre outros.

Houma Dia acrescentou que um outro ateliê de restituição dos resultados será organizado para o benefício das partes interessadas nas três regiões administrativas da Casamança, no final do processo.

A Casamança é uma das áreas turísticas do Senegal. As suas potencialidades são enormes, numa região possui belas praias que promovem o turismo de praia e um enorme reservatório cultural com vegetação exuberante.

Mas, apesar dessas enormes potencialidades, o setor está inoperante por causa do conflito armado que dilacerou a região por cerca de 30 anos e por falta de promoção que fez com que muitos operadores não emitissem turistas com destino à Casamança.

-0- PANA  MAD/BEH/SOC/CJB/IZ 24out2019