Agência Panafricana de Notícias

Afrixim Bank desembolsa $ 1,5 bilião para projetos de desenvolvimento na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Banco Africano de Importação e Exportação (Afrixim Bank) desembolsou um bilião 500 milhões de dólares americanos a favor da mauritânia para a implementação de programas nos próximos anos, anunciou segunda-feira em Nouakchott o presidente da instituição, Benedict Oruma.

« A nossa missão em Nouakchott permitiu estabelecer contactos frutuosos. Nós encontrámo-nos com o Presidente da República, o primeiro-ministro, vários membros do Governo, o governador do Banco Central da Mauritânia (BCM) e vários operadores do setor privado”, declarou Oruma em conferência de imprensa segunda-feira à noite, no final de uma visita de vários dias à Mauritânia,

« Destes recursos financeiros do Afrixim Bank, 500 milhões de dólares americanos vão permitir aos bancos locais financiarem várias operações, nomeadamente exportações de forte valor acrescentado nos domínios da pesca, do agroalimentar, da energia, das infraestruturas, destinadas ao desenvolvimento do comércio e à transformação de produtos locais.

Um bilião de dólares americanos serão investidos no quadro da fórmula de Parceria Público/Privado (PPP) com o objetivo de dar um impulso decisivo ao processo de industrialização », acrescentou.

O Afrixim Bank, banco pan-africano, representa um instrumento de promoção do comércio intra-africano e internacional criado em 1993 e cujo capital autorizado é de cinco biliões de dólares americanos, com 50 países acionistas.

-0- PANA SAS/BEH/SOC/FK/DD 20fev2018