Agência Panafricana de Notícias

Africanos mais vulneráveis a impactos da mudança climatica sobre saúde

Addis-Abeba, Ethiópia (PANA) – Os impactos da mudança climatica sobre a saúde serão exprimentados pelas populações africanas, demonstraram participantes na primeira conferência sobre a mudança climatica e o desenvolvimento em Àfrica começada segunda-feira em Addis-Abeba.

« Os países africanos vão sofrer mais dos impactos da mudança climatica sobre a saúde, porque a maioria das populações são dos mais vulneráveis às mudanças climaticas no mundo», afirmam.

Esta vulnerablidade deve-se parcialmente à pobreza, às insuficiênças institucionais e aos conflitos armados que limitam as suas capacidades para superarem os adiciojnais desáfios medicais colocadas pela mudança climatica.

«O número dos anos de vida em boa saúde perdidos por causa da mudança climatica deveria ser 500 vez superior nas populações afiricanas pobres em relação aos Européus. No continente, o tipo e a amplidão dos impactos medicais da mudança climatica variarão sensívelmente entre as comunidades e as regiões», acrescentam.

O impacto relativo dos fatores climáticos e socioeconomicos é geralmente difícil de quantificar e esta complexidade afeta por sua vez os estudos e políticas implementados sobre o impacto medical da mudança climatica em África.

Duma maneira geral, é raramente possível separar os efeitos climaticos socioeconómicos quando se avalia os impactos medicais da mudança climatica sobre uma população dada.

-0- PANA IT/AAS/DIM/DD 18outubro2011