Agência Panafricana de Notícias

Africanos chamados a cooperar na captura dos réus do TPIR em fuga

Arusha- Tanzânia (PANA) -- O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, apelou sexta-feira em Arusha aos países da África Central e Oriental para cooperarem na captura dos 13 acusados em fuga mas que continuam a ser procurados pelo Tribunal Penal Internavcional para o Ruanda (TPIR).
Ban Ki-moon, que visita a sede do TPIR em Arusha, disse dispor de informações segundo as quais a maioria destes arguídos se escondem nesta região do continente africano.
"Apelo a todos os Estados desta região para cooperarem plenamente na caça e captura de todos os fugitivos", lançou o diplomata sul-coreano ao serviço onusino, estimando que é o dever e a responsabilidade de todos os Estados membros da ONU.
Ele recordou por outro lado que o TPIR deve terminar os processos em primeira instância no final do ano 2009, apelando consequentemente aos juízes e ao procurador para se mobilizarem a fim de concluir os dossiers pendentes no termo do seu mandato.
Ban Ki-moon insistiu na aceleração dos processos para não comprometerem os direitos dos acusados.
Entre os réus em fuga figuram o bilionário Felicien Kabuga (de acordo com o TPIR, ele ter-se-á escondido no Quénia) tido como o financiador do genocídio do Ruanda de 1994 que fez, segundo a ONU, cerca de um milhão de mortos essencialmente Tutsi (etnia minoritária no Ruanda).