Agência Panafricana de Notícias

Aeroporto Internacional de Doualá passa para energia solar

Yaoundé, Camarões (PANA) – O Aeroporto Internacional de Doualá conta atualmente com três mil 840 painéis solares instalados para abastecer as aeronaves, segundo a empresa de navegação aérea camaronesa, Aeroportos dos Camarões (ADC).

O projeto representa uma doação da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e consiste em painéis solares instalados numa superfície de mais de 14 mil metros quadrados.

Trata-se também de produzir, graças a esta central solar fotovoltaica, quase 1,5 megawatt de energia que servirá para o abastecimento das aeronaves através dos GPU elétricos.

O projeto visa igualmente reduzir a emissão de carbono do setor aéreo, e a eletricidade assim produzida vai abastecer as diferentes passarelas telescópicas do aeroporto e sobretudo reduzir a produção de CO2 pelas aeronaves.

Segundo o diretor-geral dos ADC, Thomas Owona Assoumou, este projeto inovador vai consideravelmente atenuar a emissão de gás carbónico na natureza, mas igualmente melhorar a disponibilidade da energia na plataforma aeroportuária de Doualá.

-0- PANA EB/IS/FK/IZ 9jan2019