Agência Panafricana de Notícias

Aeroporto George no Cabo Ocidental o primeiro, em África, a funcionar com energia solar

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O aeroporto George na cidade do Cabo Ocidental, na África do Sul, acaba de se tornar no primeiro aeroporto a funcionar com energia solar em África, soube-se de fonte oficial no local.

A maioria das necessidades energéticas desta infraestrutura são satisfeitas por 200 metros quadrados de placas fotovoltaicas (PV) que produzem eletricidade a partir de raios solares.

De acordo com o ministro sul-africano do Ambiente, Edna Molewa, o projeto foi realizado graças a uma colaboração frutuosa entre o Governo e o setor privado.

Este aeroporto foi construído em 1977 sob forma duma réplica exata do aeroporto de Keetmanshoop na Namíbia. Ele venceu vários prémios pelo seu funcionamento eficaz e transporte anualmente quase 750 mil passageiros.

Por outro lado, a maior fazenda solar em África será lançada em março corrente na cidade de De Aar, no Cabo Setentrional graças ao investimento do Grupo Energy Phelan cifrado em 255 milhões de dólares americanos.

Neste empreendimento serão empregues duas mil pessoas e os painéis solares cobrem quase 90 hectares e podem ser identificadas a partir do espaço.

Uma vez operacional, a instalação de energia solar De Aar permitirá converter a energia solar em eletricidade utilizando 167 mil placas fotovoltaicas alimentadas diretamente na rede nacional de eletricidade.

A operação deverá fornecer bastante eletricidade limpa e renovável para abastecer mais de 30 mil famílias sul-africanas e eliminar mais de 82 mil e 40 emissões de carbono em cada ano.

-0- PANA CU/MA/AKA/BEH/FK/DD 9março2016