Agência Panafricana de Notícias

Advogados tunisinos preparam greve geral

Túnis, Tunísia (PANA) - Os advogados tunisinos vão observar uma greve geral, segunda-feira, em todos os tribunais da Tunísia para expressar a sua objeção a algumas medidas contidas na lei de Finanças de 2019 que "violam o segredo profissional do advogado e as relações entre este e o seu cliente", anuncia um comunicado Ordem dos Advogados.

A Ordem dos Advogados Tunisinos (OAT) reafirma categoricamente a sua rejeição a tais medidas, solicitando ao Plenário da Assembleia de Representantes do Povo tunisino a eliminação do artigo que contém as normas em causa "para não violar, de uma forma ou de outra, o segredo profissional dos advogados".

A OAT pediu a todos os advogados que apoiem o processo para proteger as normas e os princípios da profissão.

À semelhança de muitos outros setores e estruturas da sociedade tunisina, os advogados organizaram marchas de protestos e manifestações várias vezes, nos últimos anos.

Milhares de advogados tunisinos observaram, em outubro de 2016, uma greve geral para protestar contra um projeto de lei que impunha impostos e reforçava o controlo financeiro sobre eles, lembre-se.

-0- PANA YY/IN/IS/DIM/IZ 08dez2018