Agência Panafricana de Notícias

Advogados tunisinos contra novas disposições legais das finanças no país

Túnis, Tunísia (PANA) – Os advogados tunisinos recusam-se a a aplicar as novas disposições da lei das finanças, nomeadamente o artigo 34, relativa ao levantamento do segredo profissional, declarou quinta-feira em Túnis o bastonário da Ordem dos Advogados da Tunísia, Amer Mehrezi.

Falando numa marcha de protestos, realizada pelos advogados membros da sua instituição , Mehrezi qualificou de ''inconstitucional e imoral'' esta legislação pelo que, frisou, ela não será aplicada.

Os participantes na marcha, da qual tomaram igualmente parte membros da União das Profissões Liberais da Tunísia, desconstruíram barreiras de segurança erguidas pelas forças da ordem desdobradas no local para proteger o Palácio do Governo.

Depois dum confronto com as forças da ordem, invadiram a sede do Governo em Kasbah, na capital tunisina.

Os advogados e os representantes da União das profissões liberais reuniram-se diante do Palácio da Justiça em Túnis antes de se dirigir para o pátio, diante da sede do Governo.

Denunciaram as novas disposições legais nas profissões liberais, nomeadamente o levantamento do sigilo profissional, conforme a lei das finanças 2018.

-0- PANA YY/IN/IS/CJB/DD 14dez2018