Agência Panafricana de Notícias

Advogados nigerianos indignados com "falta de generosidade" do Governo Federal

Lagos, Nigéria (PANA) - A Ordem dos Advogados Nigerianos (NBA) qualificou de « derisórios » os cinco milhões de nairas (cerca de 30 mil dólares americanos) concedidos a cada família dos 10 membros do Serviço Nacional dos Jovens (NYSC), mortos na violência pós-eleitoral de abril último.

« O Presidente, principal beneficiário das eleições gerais nas quais estes jovens foram mortos, só ofereceu quarta-feira a cada família destes desaparecidos a soma derisória e evidentemente indigna de cinco milhões de nairas », deplorou o presidente da NBA, Joseph Daudu.

«Eu não sei o que esta soma representa mas me parece ser uma reação injuriosa por parte do Governo Federal. Mesmo enquanto paliativa, esta cifra reflete a pouca importância ou o pouco valor concedido à vida dos Nigerianos. No que nos diz respeito, estamos certos de que os Tribunais devem julgar este caso », indicou.

A Associação pediu ao Governo Federal para ir além das condenações e das comissões de inquérito sobre os que estiveram implicados no assassinato recente dos membros do NYSC.

« As leis devem ser aplicadas pelos nossos Tribunais e os indivíduos responsáveis por este ato cobarde, cruel e bárbaro julgados. Muitas vezes, o sangue de Nigerianos inocentes foi derramado sem nenhuma razão », acrescentou.

O Governo criou uma Comissão para investigar sobre estes crimes.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/FK/IZ 13maio2011