Agência Panafricana de Notícias

Advogados nigerianos denunciam corrupção do sistema judicial do país

Lagos, Nigéria (PANA) – A Ordem dos Advogados da Nigéria (NBA, sigla em inglês) decidiu instalar um comité encarregue de ajudar a lutar contra a "corrupção generalizada" do sistema judicial do país, refere um comunicado divulgado no termo duma reunião do seu Comité Executivo Nacional, em Awka, no Estado de Akwa Ibom, no sudeste do país.

As alegações de corrupção do sistema judicial atingiram um ponto crítico recentemente, quando o presidente do Tribunal de Apelação, o juiz Ayo Salami, acusou o responsável do Supremo Tribunal da Nigéria, Aloysius Katsina-Alu, de o pressionar para estatuir sobre um processo ligado a uma petição eleitoral.

Esta acusação abalou a corporação judicial e todo o país e suscitou apelos para a demissão de Katsina-Alu e a abertura dum inquérito das autoridades competentes.

Mas a NBA afirma que este caso só constitui a « parte visível do icebergue ».

« Foi reconhecido que esta confrontação era apenas a parte visível dos problemas da Justiça, que foram identificados como dependentes duma prática corruptiva aviltante que está a sugar e a corroer todo o sistema judicial nigeriano », segundo a NBA.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/FK/IZ 21fev2011