Agência Panafricana de Notícias

Adiada cimeira de Comissão de Oceano Índico após despenhamento de voo Air Algérie

Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) - A IV cimeira dos chefes de Estado e de Governo da Comissão do Oceano Índico (COI), inicialmente prevista para este sábado em Moroni, nas ilhas Comores, foi adiada devido à emoção suscitada pelo despenhamento do voo Air Algérie no norte maliano.

Ocorrido quinta-feira de madrugada, o acidente aéreo fez mais de 116 vítimas, dos quais 51 Franceses, soube a PANA esta sexta-feira de fonte oficial na capital maurícia.

Num comunicado difundido pela COI, o ministro comoriano das Relações Exteriores e Cooperação, El Anrif Said Hassane, disse que « França, membro da nossa organização regional e parceira privilegiada dos nossos países, foi duramente abalada por esta catástrofe aérea ».

«É por isso, por solidariedade, foi tomada a decisão de adiar a IV cimeira dos chefes de Estado e de Governo da COI», anunciou Hassane.

Por sua vez, o secretário-geral da COI, Jean Claude de L’Estrac, transmitiu o desejo expresso pelo Presidente comoriano de reunir os chefes de Estado e de Governo em agosto próximo para a cimeira devendo no entanto a sua data exata ser discutida e aprovada por todos os países-membros.

Segundo a vice-embaixadora para a Cooperação na zona do Oceano Índico, que representa a secretária de Estado francesa para o Desenvolvimento e Francofonia, Claudine Ledoux, «a COI é uma família e, quando um dentre nós ficou ferido, toda família sofre”.

-0- PANA NA/IS/FK/DD 25julho2014