Agência Panafricana de Notícias

Adiada audiência de confirmação das acusações contra Laurent Gbagbo

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - A Câmara Preliminar I do Tribunal Penal Internacional (TPI) decidiu adiar a audiência de confirmação das acusações contra o antigo Presidente ivoiriense, Laurent Gbagbo, até à avaliação médica da sua aptidão a participar, indica um comunicado chegado sexta-feira à PANA.

Segundo a nota, a Câmara Preliminar I motiva o adiamento da abertura da audiência, inicialmente programada para 13 de agosto corrente, no facto de ela ter ordenado ao procurador e à defesa a submeter as suas observações respetivamente a 13 e 21 de agosto sobre os exames médicos que abrangem a avaliação da aptidão de Gbagbo a participar no processo instaurado contra si.

O TPI indica que, a pedido da defesa, a Câmara designou, a 26 de junho passado, três peritos médicos para proceder a um exame médico de Gbagbo.

"Os relatórios médicos confidenciais foram comunicados a 19 de julho último. Dada a importância desta questão, a Câmara adiou a audiência de confirmação das acusações até que este assunto seja resolvido", explica o comunicado.

Trata-se do segundo adiamento da audiência de confirmação das acusações contra Gbagbo desde a de 18 de junho último.

Transferido para a Haia desde finais de novembro de 2011, Gbagbo é suspeito pelo TPI de ser o "coautor indireto" de crimes contra a humanidade cometidos durante a onda de violência pós-eleitoral de 2010-2011 no seu país.

-0- PANA BAL/JSG/MAR/IZ 03agosto2012