Agência Panafricana de Notícias

Acordo de Parceria Económica entre União Europeia e Camarões entra em vigor

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O Acordo de Parceria Económica (APE) entre a União Europeia (UE) e os Camarões, entra em vigor a 4 de agosto próximo, anunciou a Comissão Europeia num comunicado transmitido segunda-feira à imprensa em Bruxelas.

Os Camarões vão tornar-se assim no primeiro país da África Central a aplicar o APE completo com a UE, antes do Gabão, da Guiné Equatorial, da República Centroafricana, do Congo, a República Democrática do Congo, de São Tomé e Príncipe e do Tchad.

Segundo o comunicado, a aplicação do APE completo com os Camarões garantirá de forma duradoura o livre acesso ao mercado europeu para qualquer produto originário dos Camarões e será favorável à expansão do comércio entre os dois parceiros e à diversificação das atividades económicas dos Camarões.

Na África Central, os Camarões são os primeiros parceiros comerciais da UE com 35 porcento das suas importações provenientes deste bloco comunitário que é o destino de 46 porcento das exportações camaronesas.

As principais exportações da UE para os Camarões são os bens industriais, os veículos, os produtos químicos e os medicamentos. As principais exportações dos Camarões para a UE são os produtos petrolíferos, o alumínio, as madeiras e produtos agrícolas (cacau, café, banana e borracha).

Lembre-se que um APE completo envolve as mercadorias, os investimentos e os serviços.

-0- PANA AK/BEH/IBA/FK/IZ 29julho2014