Agência Panafricana de Notícias

Acordo assinado em Londres para financiar Governo de União na Líbia

Roma, Itália (PANA) – Um acordo foi encontrado quarta-feira em Londres (Grã-bretanha) sobre a disponibilização de capitais para o Banco Central Líbio, relatou a Agência Italiana de Notícias (AKA)Líbia de Notícias Akai, citando o ministro italiano dos Negócios Estrangeiros, Paolo Genteloni.

Este acordo encontrado durante uma reunião convocada terça-feira última em Londres pelo secretário de Estado americano, John Kerry, e pelo seu homólogo italiano, Genteloni, vai permitir começar um financiamento interno para a Líbia, indicou a mesma fonte, precisando que o acordo foi assinado por representantes do Governo de União Nacional eo Banco Central líbio.

O acordo prevê o financiamento do Governo líbio pelas reservas do Banco Central com cerca de nove biliões de euros para satisfazer as necessidades mais urgentes e permitir assim ao Governo fornecer alguns serviços essenciais às populações.

Segundo o texto, « uma reunião será organizada em Roma antes do final de novembro para a tomada de medidas técnicas das decisões feitas em Londres ».

« O acordo é um primeiro passo para a realização da estabilidade económica e programas prioritários para o país cuja necessidade é fornecer serviços básicos e garantir a segurança aos cidadãos », afirmou o chefe da diplomacia italiana.

-0- PANA AD/IN/BEH/SOC/MAR/DD 03nov2016