Agência Panafricana de Notícias

Acidentes preocupam peritos da aviação

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- A recente vaga de acidentes aéreos à escala mundial é uma fonte de preocupações para os defensores da segurança da aviação, anunciou uma ONG sediada nos Estados Unidos.
Num comunicado publicado domingo em Nova Iorque, a ONG "Flight Safety Foundation" anunciou que "o número de acidentes de avião ocorridos nos últimos cinco anos é superior ao dos cinco anos precedentes", considerando estes desenvolvimentos como "uma tendência inquietante".
"Se continuarmos neste ritmo, vamos voltar ao nível de segurança de há 10 anos", advertiu o presidente da fundação, Bill Voss, acrescentando que "isto não é bom para a indústria da aviação".
A ONG notou que "este ano 11 grandes acidentes foram assinalados à escala mundial, incluindo o despenhamento dum avião com reactor russo que teve lugar quarta-feira última e que custou a vida a 168 pessoas".
Entre os acidentes, pode-se citar o recente despenhamento do A330 da Air France no qual 228 pessoas morreram e o acidente dum avião da Yemenia Airways, que custou a vida a 152 pessoas.
A fundação definiu um grande despenhamento como aquele durante o qual o avião é destruído e há um ou vários mortos.