Agência Panafricana de Notícias

Acidente de helicóptero militar francês no Gabão

Libreville- Gabão (PANA) -- Um helicóptero fretado para uma operação conjunta entre militares franceses e gaboneses caiu no mar sábado à noite, soube a PANA de fonte militar francesa em Libreville.
O tenente Maxime Pietrozycki, oficial de comunicação das Forças Francesas no Gabão (FFG), informou à PANA por telefone que "buscas estão em curso", precisando que havia 10 soldados franceses a bordo do aparelho.
O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, reagiu sábado à noite desde o Eliseu depois do anúncio desta notícia, desejando que "tudo seja feito para encontrar os ocupantes do aparelho".
O serviço de comunicação das FFG tinham anunciado antes, através dum comunicado de imprensa, que seria "organizado com as Forças Armadas Gabonesas (FAG) até 21 de Janeiro um exercício bilateral no mar ao largo de Libreville, baptizado N'Gari 09, para a coordenação de segurança marítima que combina forças aéreas, terrestres e anfíbias".
De acordo com o conumicado de imprensa, "o exercício N'Gari 09 vai permitir aos militares gaboneses e franceses fazer manobras conjuntas em ambientes náuticos, aéreos e terrestres".
Mais de 600 militares deviam ser posicionados no mar e no ar prontos para saltar de paraquedas no âmbito deste exercício que abrange a segurança do espaço marítimo do Golfo da Guiné.