Agência Panafricana de Notícias

Abu Dhabi concede $ 10 milhões às Maurícias para instalar painéis solares em casas

Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) - O Fundo de Desenvolvimento de Abu Dhabi disponibilizou um crédito de dez milhões de dólares americanos para o Conselho Central de Eletricidade (CEB, sigla em inglês) das Ilhas Maurícias para financiar um projeto de instalação de painéis solares.

Num comunicado divulgado terça-feira em Port-Louis, o gabinete do primeiro-ministro indicou que este projeto foi selecionado em janeiro de 2018 pelo Fundo de Desenvolvimento de Abu Dhabi/IRENA entre 89 outros, depois duma seleção rigorosa por um painel internacional de peritos.

Assim, dez mil kits solares serão instalados em casas familiares de baixo rendimento, precisamente as de pessoas mais vulneráveis, estimadas entre 40 a 50 mil.

"Estes kits serão conetados à rede elétrica e permitirão a estes lares beneficiarem de 50 quilowatts/hora de eletricidade gratuita mensalmente, durante 20 anos", indica-se.

Segundo o BPM, o projeto será implementado em várias fases, escalonadas num período de cinco anos.

"A primeira fase, que concerne ao desdobramento dum primeiro lote de dois mil kits fotovoltaicos de 1 kw (quilowatt) cada um para um total de 2 MW (megawatt) está atualmente em curso", revelou.

O empreendimento enquadra-se nos esforços do Governo maurício para reduzir a pobreza, em conformidade com o objetivo nacional que consiste em atingir 35 porcento de eletricidade renovável na mistura enérgica até ao ano de 2025.

-0- PANA NA/IS/SOC/MAR/DD 16jan2019