Agência Panafricana de Notícias

Abastecimento de água potável retoma em Trípoli

Tripoli, Líbia (PANA) - O município de Tripoli Central anunciou terça-feira o restabelecimento do abastecimento de água potável na cidade nas próximas 48 horas, soube a PANA de fonte segura no local,

O abastecimento da água potável será restabelecido após uma interrupção de uma semana devido ao encerramento, por um grupo armado, duma estação de bombagem de água num rio artificial que abastece a capital líbia e as cidades circundantes, de acordo com a fonte.

Numa comunicado  emitido terça-feira, o município de Tripoli enfatizou que as tripulações operacionais do sistema fluvial artificial começaram a bombear água através da rede de ligação entre a estação de bombagem e a cidade.

O município de Al-Chwerif (sul) anunciou, um dia antes, ter autorizado o regresso do fluxo artificial do rio a Tripoli e às cidades do norte da Líbia por um "curto período", a fim de encorajar os esforços envidados para libertar, o mais rapidamente possível, um dos seus membros raptados.

Num comunicado atribuído aos "componentes sociais no sul da Líbia", o município criticou o contínuo "desaparecimento forçado" de Gaddafi Ali al-Gaddafi al-Megrahi, desde 1 de abril corrente, quando se dirigia a Tripoli, acrescentando que "a sua família e familiares foram forçados a tomar uma posição firme."

Segunda-feira última, a direção da Autoridade de Gestão do Sistema fluvial Artificial anunciou ter deixado de bombar água dos campos de poços depois dum grupo armado ter invadido Al-Chwerif, obrigando os trabalhadores a fechar todas as válvulas de controlo do caudal e os poços até que as suas exigências fossem satisfeitas.

O município de al-Chwerif acrescentou ter decidido ponderar a decisão de cortar a água na capital e adiar a sua decisão, a fim de permitir aos dignitários e sábios de Fezzan darem os seus préstimos para a manifestação da verdade.

Por sua vez, a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) denunciou a utilização da água e da eletricidade como "armas de guerra" para exercer pressão

-0- PANA BY/IS/DIM/DD 15abril2020