Agência Panafricana de Notícias

ANC elege dirigentes

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – Fortes tensões eclodiram na conferência eletiva do Congresso Nacional Africano (ANC) antes do voto para eleger segunda-feira os dirigentes do partido no poder na África do Sul.

A Polícia confirmou que quatro supostos membros da extrema direita foram detidos por terem alegadamente tentado interromper o evento que atraiu milhares de delegados do ANC.

O porta-voz do Free State, onde decorre o congresso do ANC, o brigadeiro Billy Jones, disse que os suspeitos eram objeto dum inquérito por atos de terrorismo.

Por outro lado, o ANC adiou a sua conferência por volta da meia noite de domingo último depois de a nomeação de seis principais responsáveis do ANC ter atrasado.

O Presidente sul-africano e presidente do partido no poder na África do Sul, Jacob Zuma, enfrenta o seu vice-presidente, Kgalema Motlanthe, para um segundo mandato à frente do ANC.

O Presidente poderá ser eleito nesta segunda-feira, mas todos os olhares estarão virados para os que concorrem ao posto de vice-presidente.

O empresário Cyril Ramaphosa terá aceite a nomeação para o posto de vice-presidente do ANC.

O tesoureiro nacional, Mathews Phosa, candidata-se igualmente a este posto.

-0- PANA CU/SEG/FJG/TBM/IBA/CJB/TON 17dez2012